26/12/2016 03:33h

Mais educação na cidade de São Paulo: quatro anos de avanços, conquistas e realizações

Imagem Noticia

O que muda ao longo de quatro anos? Quanto trabalho é preciso ser feito para melhorar o que já é bom? Qual é o foco necessário para mudar vidas, ir além dos números e das quantidades? Como avançar em tão pouco tempo, com um desafio do tamanho da cidade de São Paulo?

As respostas foram apresentadas no evento que lotou o teatro do SESC Vila Mariana, na manhã de quarta-feira (14/12). “Mais educação na cidade de São Paulo”, uma realização da Secretaria Municipal de Educação (SME), que divulgou o balanço da gestão Haddad, de 2013 até 2016. Entre dados e gráficos, o roteiro do cerimonial foi além, trazendo humanidade para o evento, com as falas do prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, e da vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Nádia Campeão. Também contribuíram para o balanço, o ex-secretário da SME Gabriel Chalita, o chefe de gabinete da SME, Marcos Rogério de Souza, a primeira-dama e coordenadora da São Paulo Carinhosa, Ana Estela Haddad, o assessor de relações internacionais da SME, Fernando Almeida e Fátima Antônio, secretária-adjunta de Educação.

A manhã começou com uma belíssima apresentação do coral da EMEF Barro Branco. As crianças e seu regente transformaram o poema “Metade”, de Oswaldo Montenegro, em música e emocionaram a plateia, que contava com a presença do ex-secretário municipal de Direitos Humanos Eduardo Suplicy e de Denise Motta Dau, Secretária de Políticas para as Mulheres.

Em sua fala de abertura, Nádia Campeão, fez um apelo para que todos e todas continuem trabalhando forte pela educação na cidade e no país. “Infelizmente, ontem nós não tivemos uma boa notícia para a educação. Com a aprovação da PEC 55, nós temos, agora, um fato no país. Um fato lamentável, que limita os investimentos na educação e na saúde, pelos próximos 20 anos. Então eu espero que o evento de hoje estimule a todos nós, pois não podemos esperar 20 anos para continuar o trabalho”, afirmou ela.

_OGT4055b

Marcos Rogério, ex-chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação durante toda a gestão, ressaltou que Haddad foi o prefeito recordista em números de vagas abertas para a Educação Infantil. “Implantamos, em média, três escolas por semana na cidade de São Paulo. Mais de 420 Centros de Educação Infantil e mais de 30 Escolas Municipais de Educação Infantil. Foram mais de 100 mil novas crianças com vagas garantidas na Rede Municipal de Ensino (RME). Somos umas das poucas cidades brasileiras que está conseguindo universalizar o ensino de 4 e 5”, disse ele, ressaltando também que o avanço não parou por aí.

No que diz respeito à qualidade da Educação no município, diversos documentos foram lançados pela SME ao longo dos quatro anos de gestão a fim de garantir o que há de mais importante. O mais recente deles, uma revista sobre os Parques Sonoros, lançada em novembro desse ano, foi celebrado por Ana Estela Haddad. A coordenadora da São Paulo Carinhosa disse que “os Parques Sonoros foi uma iniciativa que envolveu 174 unidades educacionais, 4.500 educadores e 43 mil bebês e crianças”, completando que o projeto veio para estimular os pequenos em seu desenvolvimento cognitivo.

_OGT4183b

Durante sua fala, a primeira-dama também ressaltou a importante conquista do município em relação a alimentação orgânica, que incentiva a agricultura familiar e traz mais saúde para o dia-a-dia das creches, pré-escolas e ensino fundamental. “A regulamentação da Lei n° 16.140, de abril deste ano, torna obrigatória a inclusão de alimentos orgânicos ou de base agroecológica na alimentação escolar municipal. Na atual gestão, 22% dos recursos do programa de alimentação escolar são investidos na compra de produtos da agricultura familiar. Até 2012, esse investimento era de apenas 1%”, disse Ana Estela.

Em seguida, o grupo SM Crew, formado pelos alunos do CEU Campo Limpo, foi muito aplaudido pelo público, com a apresentação da coreografia “Dança de Rua”. O evento ainda contou com a fala da Secretária Municipal Adjunta de Educação, Fátima Antônio, que, com o apoio do grande telão do teatro, relatou o caminho percorrido pelos educadores da RME na produção dos documentos da secretaria. “O que construímos nestes quatro anos prevê a integralidade dos sujeitos no processo educativo, o lugar da cultura na educação escolar no processo de formação da pessoa, considera o reconhecimento da diversidade, a valorização das diferenças e o compromisso com o desenvolvimento e a aprendizagem de todos e todas”, disse Fátima enfatizando o avanço na qualidade do currículo educacional.

Por último, ao lado de Nádia Campeão e do ex-secretário municipal de Educação, Gabriel Chalita, o prefeito Fernando Haddad fez um discurso de mais de dez minutos, em celebração as realizações do município, que alcançaram, inclusive, o Ensino Superior: “fazer dos CEUs um polo universitário por meio da UniCEU, muda a rotina dos territórios e faz com que os bairros sejam bairros educadores”. Haddad trouxe uma notícia quente para a plateia: “nós consolidamos um regime pedagógico que vai produzindo efeitos já com resultados palpáveis. Em relação a ampliação da rede de Educação Infantil, quero dar aqui o número fechado de vagas ampliadas no ano, que o Marcos Rogério acabou de me passar.: encerramos dezembro com 106.500 novas vagas”.

_OGT4339b

A atual secretária municipal de Educação, Nádia Campeão, homenageou a rede de educadores e colaboradores, em um momento simbólico de abraços e festejo em cima do palco. Os 13 diretores das Diretorias Regionais de Ensino (DRE) foram chamados para se juntarem às autoridades e assistirem ao vídeo final de tributo aos verdadeiros responsáveis pelo avanço da Educação paulistana, nos quatro anos que mudaram a cidade.

Fotos: Eduardo Ogata